A instituição
IRMÂS DA MISERICÓRDIA
As Irmãs da Misericórdia estão em Portugal desde Janeiro de 1971. Inicialmente prestaram serviço na Amadora mas, em 1974, mudaram-se para a Parede (residência actual). Em Janeiro de 1975 inauguraram o Jardim Infantil Branca de Neve com poucas crianças, um número que foi crescendo sempre com o passar dos anos. Actualmente, o infantário oferece um serviço educativo às crianças e famílias da zona, promovendo a formação integral do indivíduo com vista ao bem comum e da sociedade num contexto de liberdade e pluralismo.
O nosso Jardim Infantil responde às exigências da escola católica na Igreja, em especial com o espírito proveniente do carisma da misericórdia, do qual constitui um testemunho vivo. Fiel ao espírito original da misericórdia, este infantário dirige a sua atenção educativa para os alunos, que são acolhidos, reconhecidos e promovidos na sua unidade e totalidade. Está especialmente atento e sensível aos menos favorecidos nos planos social, cultural e espiritual.
Na base do estilo educativo eleito, está a pedagogia dos nossos fundadores, o Beato Carlos Steeb e a Madre Vicenza Maria Poloni, que experimentaram a misericórdia de Deus e a confiaram, como dom, a cada Irmã da Misericórdia para que exprima a ternura de Deus para com os irmãos.
A Irmã da Misericórdia incarna o carisma num estilo de vida determinado que se exprime:
- na humildade, pela capacidade de se colocar na verdade diante de Deus, de si própria e dos outros;
- na simplicidade, pela procura do essencial;
- na caridade, pela abertura e acolhimento que as leva a ver e a servir os outros na verdade.
